OFICINAS

FUTEBOL E CIDADANIA

Nossa oficina de Futebol e cidadania tem como objetivo favorecer a compreensão e execução da prática educativa, possibilitando o empoderamento das crianças e adolescentes, para o exercício da cidadania, na construção de novos valores, trocas de experiência por meio de intercâmbio com outras entidades, desenvolver o senso crítico na perspectiva de promoção e garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes.

Quartas-feiras das 14h às 17h

Sextas-feiras das 8.30h às 11h e das 14h às 17h

CAPOEIRA ANGOLA

A Capoeira Angola é uma expressão de tradição afro brasileira para o público em situação de rua e de vulnerabilidade de direitos, promovendo a conscientização de heranças culturais Africanas. Cada ser que estar na roda é fundamental, é único, é um processo de autoconhecimento que não se limita à atividade física corporal. Além do corpo, a capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente e estimula a percepção da criança. As crianças trabalham suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações as quais são muito importantes nessa fase, em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesmo e do mundo que a rodeia. Por isso o seu ritual é completo. É jogo, é toque, é canto e o aqui e o agora.

Sextas-feiras das 14h às 17h

PERCUSSÃO

A oficina de percussão estuda os ritmos da cultura afro-brasileira com ênfase na cultura pernambucana, trabalhando os ritmos, os estudos das letras das musicas, estudo e pratica dos instrumentos de bases, que são alfaia, caixa, abas, gongues, berimbau, havendo também roda de dialogo com os participantes envolvidos e festividades tradicionais nordestinas. Nas oficinas, além da experimentação dos instrumentos e toques, têm cantos, brincadeiras e oferecem espaços para conversas sobre diversos temas.

Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização, de concentração, a escuta e o trabalho em equipe são qualidades acentuadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão as crianças e adolescente em qualquer caminho que escolham para a sua vida proporcionando fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal. Com uma orientação correta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Terças-feiras (crianças e adolescentes em situação de rua) das 19h às 20h

Quintas-feiras (crianças e adolescentes em vulnerabilidade) das 14h às 17h

ARTETERAPIA

Arteterapia é um processo terapêutico transformador, na vida de crianças e adolescentes em situação de rua e de vulnerabilidade social. Ampliando o seu conhecimento sobre si mesmo e o mundo, proporcionando seu desenvolvimento emocional e social, resgatando seu potencial criativo e imaginativo. Facilitando a expressão da subjetividade, promovendo ressignificações positivas, aliviando o estresse e a ansiedade, ajudando a lidar melhor com sentimentos, perdas, medos, frustrações, promovendo a regressão de quadros patológicos e psicossomáticos, permitindo a construção de recursos internos saudáveis para o enfrentamento dos seus conflitos e gerando uma melhor qualidade de vida.

“Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida” (Jung, 1920).

Terças-feiras (crianças e adolescentes em situação de rua): das 8.30h às 10h

Sextas-feiras (crianças e adolescentes em vulnerabilidade): das 8.30h às 10h

FOTOGRAFIA E VIDEOFOTOGRAFIA

— Em manutenção —

Terças-feiras (crianças e adolescentes em vulnerabilidade): das 14h às 17h

Quintas-feiras (crianças e adolescentes em situação de rua): das 14h às 17h

CIRADANDOFATOS

A oficina Cirandandofatos se propõe a presentar estruturas minimamente suficientes para o estabelecimento de caminhos sociais mais exitosos a jovens em idade entre 14 e 21 anos e que vivem em comunidades desfavorecidas. Viabilizando um processo de instrumentalização necessária, e esta no que se refere ao desenvolvimento pessoal que lhes possibilite a abertura de caminhos para acessar o tão disputado mercado de trabalho é um enorme desafio especialmente quando objetivando pessoas ainda sem formação técnica ou superior. O Cirandandofatos procura oferecer aos adolescentes e jovens um processo de aquisição de informações sobre o mundo do trabalho.

Quartas-feiras das 14h às 17h

TEATRO

A Oficina de Teatro é uma ferramenta muito importante de transformação social. Através dos jogos teatrais, atividades lúdicas e de cunho social, os alunos e alunas, criam o senso crítico e são imersos no universo da arte dramática, podendo externar suas realidades no palco da vida. Estimulados a leitura, reconhecendo seu lugar na sociedade, utilizando do teatro para falar, todos, no fim, apresentam uma peça teatral produzida coletivamente. O projeto Vida e Cidadania, visa plantar uma semente para que cresçam árvores nesse jardim.

“O teatro é para todos, inclusive, para os atores.”

Sextas-feiras das 8.30h às 11.30h

Local: Associação de moradores da Campina do Barreto

RAP CORDEL

— Em manutenção —

Sextas-feiras das 14h às 17h

Local: Associação de moradores da Campina do Barreto