Em grande estilo, crianças e adolescentes lançam CD Gingando com Cidadania

O Grupo Ruas e Praças realizou, na última sexta-feira (13), na comunidade de Santo Amaro, no Recife (PE), o Ciclo Natalino, como uma forma de celebrar as histórias de sucesso durante o ano de 2019. Na ocasião, a instituição também promoveu o lançamento do CD Gingando com Cidadania, que conta com a interpretação das crianças e adolescentes que participam da oficina Capoeira de Angola.

A abertura do evento ficou por conta da pedagoga Iracyla Veiga, que acolheu crianças, adolescentes e familiares. “O Grupo Ruas e Praças está aqui, na comunidade de Santo Amaro, para somar. Não poderíamos concluir as atividades deste ano em outro lugar, então seja bem-vindo, seja bem-vinda, porque, nesta tarde, temos muitas coisas lindas para ver, ouvir e comemorar”, afirmou.

As educadoras sociais Hylka Monte e Nazaré Siqueira, da oficina de Capoeira Angola

O grande destaque da tarde foi o grupo de crianças e adolescentes que participam da capoeira. Junto com as educadoras Hylka Monte, Nazaré Siqueira e Mestre Di, eles/as mostraram todo o gingado, disciplina e senso de amizade que são proporcionados por meio deste aprendizado. O grupo é a grande estrela do CD Gingando com Cidadania, que eles gravaram como resultado exitoso do projeto.

“É com muita alegria que apresentamos para vocês o resultado deste trabalho, realizado ao longo de três anos, por meio de uma metodologia inclusiva. Como resultados, podemos facilmente verificar a melhoria da qualidade de vida e com a vivência escolar, o reconhecimento da própria identidade étnico-racial, aumento da autoestima, entre outros”, explicou a educadora Nazaré Siqueira.

Homenagens aos parceiros/as do Grupo Ruas e Praças, que ajudam o trabalho acontecer

O evento também contou com homenagens, não apenas às crianças e adolescentes, mas também a todos os parceiros que ajudam a instituição a realizar o trabalho de educação na comunidade. Com muito carinho, a organização reconheceu, publicamente, o apoio do Tacaruna Social, da Associação Comunitária Santa Terezinha e familiares.

Árvore de Natal produzida com materiais recicláveis na comunidade de Santo Amaro

Como uma forma de deixar um presente para a comunidade, algo que fizesse os/as moradores/as locais lembrarem a atuação do Grupo Ruas e Praças, a instituição montou na praça, que fica em frente à Associação Comunitária, uma árvore de natal gigante, feita a partir de materiais recicláveis e produzida pelos educadores sociais João Carlos e Marconi Cleidson, além de educandos e moradores da comunidade, que somaram com sua criatividade, amor e cuidados para manter após a festa. As pessoas que estavam presentes no evento tiveram a oportunidade, ainda, de assistir a apresentação circense de Petit Lutin.

Por Lidiane Santos | Comunicadora do Grupo Ruas e Praças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *