Em luta contra a Covid-19: parcerias que reduzem os impactos da pandemia

Assim como na maioria dos estados brasileiros, a quarentena, em Pernambuco, segue como uma das principais estratégias para conter o avanço do novo coronavírus. Dessa forma, com o isolamento social, muitos/as trabalhadores/as, principalmente aqueles/as que moram nas comunidades mais carentes do Recife (PE), além de lidar com o risco de um possível contágio pela Covid-19, também continuam sentindo o impacto financeiro de permanecer em casa.

O Grupo Ruas e Praças segue acompanhando, com preocupação, o crescimento do número de casos da doença, dedicando uma maior atenção à população em situação de rua. Por isso, a instituição tem realizado, desde o início da quarentena, um trabalho não só de articulação política, mas também de assistência social, por meio da entrega de doações de alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

Nos últimos dias, foram entregues cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades do Arruda, Coelhos, Cordeiro e Joana Bezerra, localizadas na capital pernambucana. Já para as pessoas em situação de rua, foram distribuídas refeições.

Todo o trabalho realizado pelos/as educadores/as sociais da instituição é feito segundo as orientações determinadas pelas autoridades em saúde pública e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando contato físico, utilizando máscaras e fazendo a higiene das mãos com o álcool em gel.

Esse trabalho de solidariedade também é possível, porque o Grupo Ruas e Praças tem firmado algumas parcerias ao longo dessas últimas semanas, sendo, portanto, um lugar de arrecadação de doações. Alguns desses parceiros é o Terreiro Ilé Àse Orisanla Talabi, por meio da Iyalorixá Mãe Lú de Iemanjá, que vem realizando campanhas para arrecadação de alimentos e realizando doações para instituições que prestam serviços sociais para famílias em vulnerabilidade social.

Além disso, no âmbito governamental, a Prefeitura do Recife também doou 40 refeições para distribuição da população em situação de rua. O Gabinete do vereador Ivan Moraes, por sua vez, que tem trabalhado no suporte de organizações sociais que estão trabalhando para reduzir os impactos, sobretudo aqueles de natureza social, provocados pela Covid-19, realizou a doação de alimentos não perecíveis para ajudar as famílias atendidas pelo Grupo Ruas e Praças.

Na última quinta-feira (30), a instituição também recebeu a colaboração de estudantes e técnicos/as do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O grupo acredita e defende que a universidade pública brasileira é um bem de todos/as. Trata-se de uma iniciativa de professores, estudantes e técnicos do Centro de Educação da UFPE, de combate aos efeitos da pandemia da covid-19. É uma ação voltada a apoiar atividades de solidariedade desenvolvidas por entidades e redes da sociedade civil junto a comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade sócio econômica. Fazemos campanhas para arrecadação de doações e também distribuímos uma parte da produção de álcool 70 desenvolvido pelo Departamento de Farmácia da Universidade. Tal atividade é desenvolvida por pessoas que acreditam e defendem a Universidade Pública brasileira como um bem de todos/as.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *